class="single single-qd_blog postid-337">

Telefone: 3298-7000

WhatsApp: 9.9163-4138

Os Antioxidantes

Os Antioxidantes

comida-saudavel-casamento

Os antioxidantes são destaque nas dietas antienvelhecimento precoce, perda de peso ou mesmo nas tradicionais dietas voltadas para manutenção da saúde. Ou seja, eles estão no prato de todos que buscam saúde e bem estar!

Para entender um pouco mais sobre a importância dos antioxidantes, vamos primeiro deixar claro dois conceitos.

Radicais livres: moléculas formadas naturalmente em nosso corpo durante processos vitais como, por exemplo, a respiração. Em excesso podem ter efeitos danosos ao nosso corpo!

Antioxidantes: substâncias químicas essenciais para a neutralização dos radicais livres; evitam a oxidação excessiva (ferrugem é um tipo de oxidação, por exemplo) de nossos tecidos, células e outros componentes importantes de nosso corpo.

 

A produção de radicais livres pode ser influenciada por diversos fatores. Desde hábitos de vida até mesmo ocorrência de doenças. O tabagismo, uma dieta inadequada, estresse mental e até a exposição ao sol ou à poluição influenciam nessa produção. Mas não pense que só ter hábitos de vida saudáveis é o suficiente! Até mesmo a atividade física em excesso pode aumentar a produção de radicais livres.

Esse aumento da concentração de radicais livres leva ao desequilíbrio entre moléculas oxidantes e antioxidantes, o chamado estresse oxidativo, que pode causar danos celulares e está associado à ocorrência de fenômenos fisiológicos, patológicos e vários processos, como inflamação, envelhecimento e câncer.

E como evitar a ocorrência do estresse oxidativo e suas consequências? Fácil! Consumindo uma boa dose de antioxidantes todos os dias! Assim, é possível neutralizar o excesso de radicais livres e proteger o nosso corpo!

3-beneficios-das-frutas-para-a-beleza

Os principais antioxidantes são vitaminas C, E, carotenoides (como licopeno e betacaroteno), flavonóides, entre outros. Frutas e vegetais são fontes primárias de antioxidantes! Então aproveite e abuse da grande variedade desses alimentos!!!

Algumas fontes naturais dos antioxidantes:

Vitamina C – Presente principalmente nas frutas cítricas (laranja, limão, mexerica), acerola, morango, rúcula.

Vitamina E – Presente nos óleos vegetais, ovos, manteiga, nozes, amendoim.

Licopeno – Pigmento responsável pela cor vermelha do tomate, melancia, morango, goiaba, beterraba.

Betacaroteno – Pigmento responsável pela cor amarelo-laranja da cenoura, mamão, abóbora, damasco, manga.

Flavonoides – Presente em alimentos como o açaí, suco de uva integral, nozes, brócolis, chá verde, café e chocolate amargo.

 

Dica da nutri: Caso você necessite de uma dose a mais de saúde, sugiro o consumo de blend, que garante, de forma prática, uma boa concentração de antioxidantes. Eu indico o MONAVIE MX! Blend riquíssimo em antioxidantes, composto por açaí e mais 18 frutas, 11 vegetais, betacaroteno e licopeno além de outros componentes que o tornam indispensável no seu dia a dia!

Pratique essa ideia!!!

 

Renata Lacerda de Lima.
Nutricionista, MSc, PhD Student.

 

Vídeo Monavie MX

http://www.youtube.com/watch?v=7SBQfnuO6-0