class="single single-qd_blog postid-2438">

Telefone: 3298-7000

WhatsApp: 9.9163-4138

Escolhendo o Grupo Musical: Quantos músicos preciso contratar para meu casamento?

Escolhendo o Grupo Musical: Quantos músicos preciso contratar para meu casamento?

A música do casamento é fator determinante para uma cerimônia inesquecível. Ela tem o papel de conduzir e emocionar noivos e convidados e, por isso, deve ser escolhida com cuidado e carinho. Para que tudo fique perfeito, procure um grupo musical, coral ou orquestra com músicos profissionais, que realmente entendem do assunto.

Uma das dúvidas mais frequentes que recebemos ao atender as noivas é: quantos instrumentos e/ou cantores preciso contratar para que minhas músicas fiquem bonitas?

tomanikO orçamento que o casal planeja investir na cerimônia do casamento influenciará diretamente no número de músicos contratados. Geralmente, grupos maiores são mais caros que grupos menores devido ao número de profissionais envolvidos. Entretanto, você vai ver agora que o tamanho do grupo não determina a qualidade musical. Músicos profissionais fazem um bom trabalho em grupos grandes ou pequenos. E, da mesma forma, músicos despreparados podem estragar uma cerimônia, seja um grupo grande ou pequeno.

O repertório também é um fator importante nessa decisão. A maioria das músicas tocadas em casamentos não dependem de um número grande de instrumentistas, desde que bem executadas. Abaixo segue um exemplo de uma música – Divertissement, de Saint Preux – tocada com apenas piano e flauta. ( Clique aqui e assista o vídeo)

 Agora, assista a mesma música apresentada por  um grupo maior: ( Clique aqui e assista o vídeo)

Reparem que as duas opções são bonitas e atendem perfeitamente uma cerimônia, porém, de formas diferentes. É preciso verificar o espaço onde os músicos tocarão na cerimônia para certificar se comporta um grupo maior ou menor. Por outro lado,espaços muitos grandes ou um grande número de convidados não exigem grupos maiores, uma vez que todos os instrumentos serão amplificados.

Algumas músicas exigem instrumentos específicos para que o arranjo fique mais interessante, como é o caso da música “Concerning Hobbits” – a “conversa” entre a flauta e o violino exigem que os dois instrumentos estejam presentes além do piano (que faz a base harmônica) e o violoncelo que toca os baixos. ( Clique aqui e assista o vídeo)

Outra questão é o gosto do casal. Se os noivos fazem questão de músicas cantadas, e não apenas instrumentais, os cantores não podem ficar de fora. Veja por exemplo a música “Wonderful Tonight” do Eric Clapton, com piano, violino e voz. ( Clique aqui e assista o vídeo)

Então como escolher os melhores músicos?

Para ter certeza da qualidade do grupo, pesquise a respeito: é um grupo conhecido? Os músicos possuem formação? Utilizam bons equipamentos? Peça dicas para outros casais que se casaram recentemente, e ainda conte com a ajuda de fornecedores do ramo como cerimoniais, por exemplo. Além disso, a internet é uma grande aliada: você pode ler depoimentos sobre o grupo e assistir a vídeos no Youtube.

Em seguida, assista a uma apresentação ao vivo. Normalmente os grupos fazem demonstrações ou convidam para assistir casamentos em igrejas.  É muito importante conhecer o trabalho de perto e conversar com os profissionais; aproveite para tirar todas as suas dúvidas com os responsáveis pela equipe. Por fim, aprecie e divirta-se! Confira  se as músicas são bem executadas e, é claro, se elas te emocionam; afinal, como bem falou Friedrich Nietzsche: “Sem música, a vida seria um erro.”

Aline Tomanik

tomanik_grupo

Aline Tomanik é responsável por toda a direção e coordenação musical do  Grupo Tomanik, que trabalha há mais de 10 anos com músicas para casamentos. Pianista e mestre em música pela UFMG, Aline também escreve para o blog do Grupo, oferecendo dicas constantes para quem pretende se casar.

Aproveite e conheça o trabalho do Grupo Tomanik no Youtube. Curta nossa página no Facebook e acompanhe as novidades!